Saúde e Bem-Estar, NOS
2017 . NOS
Desafio
Promover comportamentos saudáveis para melhorar a saúde e bem-estar de todos os colaboradores NOS, através de ações de envolvimento e de partilha de conhecimento que levam os colaboradores a cuidar de si.
Ação
Conscientes de que os colaboradores são o maior ativo da organização para a prossecução dos seus objetivos estratégicos, a NOS avaliou o impacto da saúde e bem-estar na produtividade, no envolvimento e na atratividade da empresa. Dos estudos que realizou, concluiu que o wellbeing (saúde e bem-estar) é um forte contribuidor para uma organização de elevada performance e, por isso, deve ser endereçado de forma holística. Nas ações que desenvolve, a NOS entende os seus colaboradores enquanto seres únicos com um contexto profissional e pessoal, visando o equilíbrio de três componentes: bem-estar físico/emocional/social.

Assente nesta abordagem holística de total wellbeing, o programa da NOS é anual e engloba todas as iniciativas relevantes, de todas as áreas da organização e que colaboram para os três eixos de atuação, com o objetivo de maximizar o impacto da ajuda na alteração de comportamentos.

"Bem-nos-quer” é o nome do programa e "Cuidar de ti é cuidar de nós” a mensagem que reforça um dos benefícios orientados para o colaborador que a NOS promove internamente e que materializa a aposta em torno do seu bem-estar e felicidade. São exemplos de iniciativas deste programa:

  • Semana dedicada à saúde e bem-estar, composta por diversas ações, entre as quais workshops realizados por profissionais, onde se abordaram temas como nutrição, atividade física, postura, relaxamento, gestão de stress e rastreios de saúde.
  • Publicação regular de conteúdos digitais, que estimulam boas práticas e ensinam comportamentos mais saudáveis.
  • Realização de diferentes ações de energização, de celebração e de interação (get together) ao longo de todo o ano para estimular a confiança, a proximidade e o conhecimento entre os colaboradores. Ainda na dimensão social, também está patente o agradecimento da empresa aos colaboradores que cuidam de si e entre si. Dizer obrigado faz bem e por isso faz parte do programa.
Impacto
  • 42% dos colaboradores tiveram participação ativa nas iniciativas ocorridas que implicavam inscrições por capacidade limitada dos espaços;
  • 4 pontos de avaliação média da satisfação com o programa (numa escala de 1 a 5);
  • 11.417 visualizações de conteúdos relacion
Este website utiliza cookies que facilitam a navegação, o registo e recolha de dados estatísticos.
Ao prosseguir a navegação com cookies ativos está a consentir a sua utilização.
A informação armazenada nos cookies é utilizada exclusivamente pela SONAE. Ler Mais