Sonae acelera crescimento com vendas a aumentar 11% no primeiro semestre

2019-08-21
Principais destaques dos resultados do primeiro semestre de 2019

• Volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 11% para 2.985 M€
  • Melhoria da rentabilidade operacional, com o EBITDA subjacente a aumentar 24% para 243 M€ e o EBITDA a aumentar 9,6% para 284 M€
  • Resultado líquido atingiu 38M€, tendo aumentado 24% em base comparável (excluindo impacto da venda de participação na Outsystems no 2T18)
  • Investimento ascendeu a 189 M€, crescendo 25,3% impulsionado por expansão orgânica e aquisições
  • Dívida líquida diminuiu 131 M€ em base comparável
Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, afirma: "A Sonae teve um primeiro semestre muito positivo, com forte crescimento, melhorias de rentabilidade e importantes marcos em termos de gestão de portefólio.

O volume de negócios consolidado cresceu 11,0% em termos homólogos para €2.985 M, com uma contribuição particularmente forte da Sonae MC, um crescimento sólido na Sonae IM e uma melhoria de desempenho da Worten e Sonae Fashion no segundo trimestre. Os negócios não consolidados também registaram evoluções muito positivas do volume de negócios, especialmente a MDS e ISRG, ambas com crescimentos de dois dígitos. Estes resultados dão-nos um maior conforto de que as propostas de valor dos nossos negócios são verdadeiramente apreciadas pelos nossos clientes.

O EBITDA subjacente aumentou 24,4% para €243 M, com a Sonae MC a manter o seu nível de rentabilidade de referência e a Sonae Fashion a melhorar margem, apoiada por vendas superiores e pelo seu programa de transformação em curso. O EBITDA total cresceu 10% em termos homólogos apesar do desafiante comparável de 2018, marcado pelo ganho de capital com a transação da Outsystems.

Relativamente à gestão de portefólio, neste trimestre a Sonae Sierra Brasil chegou a um acordo final para a fusão com a Aliansce Shopping Centers para criar o maior operador de centros comerciais no Brasil. Ainda no segundo trimestre, a Sonae IM continuou a investir em empresas do setor tecnológico e já em julho anunciou o acordo com Mobileum para a venda da WeDo. Esta transação ilustra o modelo de criação de valor da Sonae IM e estamos confiantes, que com os novos acionistas, a WeDo será capaz de continuar a sua trajetória de crescimento nos próximos anos.

Dado este conjunto de resultados, a robustez da nossa proposta de valor e a força das nossas equipas de gestão, permanecemos confiantes que 2019 será um ano muito positivo para a Sonae”.

Ver press release na íntegra em anexo